Nosso Blog

Como o autoconhecimento pode transformar sua vida

Introdução

O autoconhecimento é um dos pilares que precisamos construir se quisermos ter sucesso em qualquer área da vida. É através dele que alcançamos não só clareza como também equilíbrio nas coisas que fazemos ao longo da nossa jornada.

Na vida existem algumas verdades que são bem duras e amargas de serem engolidas e entre uma delas está a verdade de que – sem autoconhecimento nunca poderemos ir muito longe!

Sem esse “conhece a ti mesmo” as pessoas apenas vagam pela vida aceitando tudo e qualquer coisa que ela tenha a oferecer. E nada ou quase nada que nos é dado supera a qualidade daquilo que é conquistado com esforço próprio.

É por isso que vemos muitas e muitas pessoas que vivem em um relacionamento mediano e frio por anos. Esse também é o motivo pelo qual as pessoas passam anos de suas vidas em empregos que elas detestam mas que pelo menos “dá para pagar as contas.” É por causa desse comportamento que elas passam mais da metade de suas vidas trabalhando para só então lá no final poderem ‘aproveitar’ uma aposentadoria!

Então é muito importante que tenhamos isso em mente e busquemos sempre estar em contato com nosso íntimo, pois só assim seremos capazes de enxergar uma outra verdade – nós temos o poder de escolha e não precisamos sobreviver pelo resto da vida!

Quando você se conhece, coisas incríveis acontecem em sua vida. Você age com prioridade pois tem clareza de onde quer chegar e de quem quer ser.

Consequentemente, ao agir com prioridade você começa a dizer não para tudo aquilo que não está alinhado com aquilo que você mais quer e enxerga como propósito e isso faz com que você esteja sempre focado e no caminho certo.

Certo para quem?” você deve estar se perguntando. O caminho que você acredita ser o certo para você!

Mas lembre-se, essa jornada de autodescobrimento é um processo longo e demorado e que requer muita paciência consigo mesmo e esforço tanto físico quanto mental, por isso vale muito apena procurar o de um profissional capacitado que possa te guiar de forma estruturada em busca deste autoconhecimento!

Que tipo de profissional?

Existem vários que podem te ajudar a se conhecer melhor, que te dê uma direção de “como encontrar meu propósito de vida”, “qual é minha missão de vida”, “qual o sentido da vida”; etc. Profissionais como, psicólogos, terapeutas de forma geral, alguém de sua confiança, um amigo mais velho, um senhor(a) que você considera sábio e possa te dar um empurrãozinho neste processo de autoconhecimento e busca de sentido.

Pensando nisso separamos três dicas que podem te ajudar nessa jornada:

Convide-se para um café!

Me diz aí, o que é que a gente faz quando está interessado em alguém?

Buscamos conhecer ela melhor, certo?

E então, como é que a gente faz isso?

Geralmente marcamos um encontro num café ou algo do tipo e começamos a bater um papo com a pessoa a fim de entender aquela pessoa melhor – no que ela acredita, quais são suas motivações, quais seus medos e desejos.

Enfim, é através das perguntas, da observação e do tempo que passamos com essa pessoa que nós realmente temos uma noção de quem ela é. Mas convenhamos, dificilmente você conhecerá alguém de verdade só porque tomou um único café com ela. É por isso que será necessário não só um mas vários e vários encontros e em diferentes locais para que você possa de fato conhecer a pessoa.

Afinal, uma pessoa dentro de um starbucks da vida, num ambiente familiar e confortável é muito diferente de uma pessoa numa situação desafiadora ou de estresse como por exemplo no trânsito de fim de tarde na volta para casa.

A Jornada do autoconhecimento começa exatamente da mesma maneira, mas ao invés de convidarmos alguém para sair, nós estamos convidando a nós mesmos para a conversa mais profunda e importante de nossas vidas.

Permita-se ao desconhecido

Sabe aquele tipo de coisa que você nunca pensou em fazer?

Como fazer uma trilha ou até mesmo viajar sozinho ou sozinha?

E quem sabe até mesmo aquela mudança radical no visual que você sempre quis mas nunca teve coragem?

Pois é, como mencionamos na dica anterior, é muito fácil se conhecer onde tudo já é familiar e aconchegante. Precisamos sair da zona de conforto em busca de novas experiências de vida porque ao lidar com algo novo, você vai entender se gosta ou não daquilo e ainda como lidar com mudanças. Estar aberto ao novo é essencial para aprender.

Se permitir é algo que requer muita coragem e pulso firme, mas a partir do momento que você se dá a chance de fazer coisas novas você amplia seus horizontes e se torna mais maduro.

Desconstruir velhos conceitos e mudar de ideia é resultado de um processo de reflexão, portanto, significa que você está exercitando seu pensamento e seu autoconhecendo.

Desfrute do silêncio

O autoconhecimento veio para mim como uma luz divina. A partir do momento que eu comecei a ficar em silêncio e observar não só a mim mesmo como também os outros em termos de emoções, pensamento, comportamentos etc eu me senti mais vivo. Senti que minha vida tinha um significado e que tudo que eu tinha vivido e ainda vivia estava intimamente ligado à forma como eu me relacionava comigo mesmo.”

Nossas vidas estão cada vez mais barulhentas com coisas e pessoas o tempo todo lutando pela nossa atenção. Hoje, mais do que nunca, nos sentimos sufocados, irritados, ansiosos e com tendências à depressão.

Esse ruído em nossos ouvidos e em nossas mente funciona como uma névoa que nos impede de pensar com clareza e reavaliar desde nossas crenças mais básicas até nossos objetivos.

A meditação tem benefícios já comprovados cientificamente, mas caso você ainda não se sinta confortável para meditar, então fique simplesmente em silêncio. Observe o que você está fazendo, envolva seus pensamentos com uma atenção que você nunca deu a eles antes. Mergulhe no silêncio todos os dias, de preferência pela manhã. Busque fazer exercício ou até mesmo caminhar ao ar livre e apenas observe, não julgue, não goste ou desgoste. Apenas observe e esteja lá por inteiro com a presença de luz que você tem.

Ao fazer isso você vai notar que depois de um tempo os ruídos do mundo externo não mais serão capazes de ecoar dentro de você. Você se sentirá mais leve e pode até mesmo se pegar sorrindo diante de uma situação que antes lhe geraria muito estresse e ansiedade.

Conclusão

Conquistar o autoconhecimento pode parecer difícil, mas apesar de demandar tempo é possível com organização e seguindo estes passos. O resultado é uma vida bem-sucedida em todos os aspectos, porque para estar bem com o mundo, é preciso estar bem consigo primeiro.

A vida é muito curta para estar sempre estressado, ansioso, desanimado ou depressivo.

Todos estes sentimentos são considerados normais nos dias atuais, saiba que o normal é estar bem, feliz, com aquele sentimento de plenitude que poucas pessoas conseguem sentir. Sabe por quê?

Por estarem com a cabeça no lugar errado.

No trabalho; nos problemas de relacionamento; na falta de propósito; desanimo para iniciar um novo projeto pessoal, entre outros milhares de motivos que iremos abordar nos próximos artigos.

Precisa saber mais sobre como cuidar de si mesmo e conciliar trabalho, família e bem-estar pessoal?

Conta aí nos comentários e fique de olho no nosso site porque aqui você encontrará muitas informações que te ajudarão a ter uma vida melhor. Nosso compromisso é com o seu bem estar pessoal.

Normal é ser feliz! E feliz todos os dias!

Baixe nossos e-books gratuitos. Tenho certeza que eles te ajudarão muito!

Temos o e-book sobre Ikigai, que é um ensinamento japonês que te ajuda a encontrar sua razão de viver!

E temos outro e-book no meio do site, que te ajuda entender como você pode mudar sua vida por completo começando sua transformação a partir da mente. Bons pensamentos atraem boas pessoas e situações que te ajudam a atingir seus objetivos!

Te desejamos sucesso, saúde e muita felicidade!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!